CONCEITO

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010 , Posted by Academia SCP at 10:47

A formação do jovem futebolista é um trabalho que não se circunscreve apenas aos conhecimentos sobre metodologia de treino, mas na necessária aplicação dos mesmos com base nos princípios pedagógicos, comunicando e motivando os praticantes. Mais do que treinar, é fundamental educar, uma vez que os jovens praticantes têm muitas solicitações e desde cedo são obrigados a optar, entre jogar ou sair com amigos, entre estar com a família ou treinar. Dessa forma, torna-se essencial o acompanhamento do mesmo em todas as vertentes da sua vida.

A continuidade do processo de formação é imprescindível, tal como a definição de objectivos e de conteúdos bem programados, pois o desenvolvimento equilibrado do jovem praticante não surge de geração espontânea.

Quando abordamos a questão da metodologia de ensino e treino no desporto infantil e juvenil, teremos de nos centrar na relação entre o processo de desenvolvimento da criança e do jovem (crescimento e maturação), prolongado no tempo mas contínuo, irregular e individualizado e nas exigências de preparação desportiva. Neste contexto, torna-se fundamental adequar o ensino/treino às características individuais, condição para que se verifique uma acção favorável deste sobre a criança/jovem.

O exercício de treino chega então como o meio através do qual o processo de formação se sustenta, pois é através deste que desenvolvemos no jogador os conhecimentos e as acções técnico-tácticas individuais e colectivas que constituem os temas de ensino.

Contudo, a valorização social do desporto e do futebol em particular, tem fomentado a tendência da especialização precoce na perspectiva de encontrar crianças com potencialidades para a prática desportiva de alta competição, procurando demasiado cedo uma preparação unilateral e especializada do jovem, contribuindo para uma preparação desportiva desadequada aos pressupostos do treino com crianças/jovens.


Ao longo dos anos foi criada uma concepção da formação do jovem futebolista do Sporting Clube de Portugal, que se sustentou nas várias vertentes da sua vida desportiva, pessoal e académica. Assim, considerámos importante neste momento em que a formação de jovens é tema central de debate da nossa sociedade, colocar ao serviço da comunidade a experiência acumulada ao longo de anos de formação de jovens atletas.

A criação da Escola de Futebol Academia Sporting teve como objectivos a formação desportiva, a expansão e fidelização, no sentido de fomentar o espírito e os princípios do S.C.P., a descoberta de talentos e ainda a rentabilidade da escola.

No âmbito da formação desportiva, é um pressuposto deste projecto contribuir para a formação dos jovens em todas as suas vertentes, desenvolvendo ainda o gosto e o hábito pela prática desportiva regular, criando assim hábitos de vida saudáveis. A escola visa ainda ensinar, desenvolver e consolidar um conjunto de objectivos operacionais de carácter mais específico, sendo estes desenvolvidos no absoluto respeito dos princípios gerais e específicos do jogo.

A actividade das Escolas Academia Sporting desenvolve-se durante todo o período lectivo, de uma a seis vezes por semana, dentro dos objectivos estabelecidos. Ao serviço dos jovens motivados pela modalidade mais popular do mundo, as Escolas Academia Sporting proporcionam a prática de futebol segundo esquemas semelhantes aos praticados nas equipas de formação do Sporting, campeãs nacionais em vários escalões.

O Sporting Clube de Portugal, ao criar as Escolas Academia Sporting, dá aos jovens a grande oportunidade de pertencer a uma das melhores escolas de futebol do mundo, não tendo para isso que se afastar do seu ambiente familiar...

Currently have 0 comentários:

Leave a Reply

Enviar um comentário